(21) 3617-0129

Viajar sem seguro parece uma atitude impensada, afinal, há inúmeros imprevistos que podem acontecer durante a viagem. Mas, em alguns países, essa “atitude” de fato, é impossível, por conta da obrigatoriedade do seguro. Explicamos: para alguns países é necessário ter visto para viajar, como nos Estados Unidos, para outros, o seguro viagem é obrigatório, como os países envolvidos no Tratado de Schengen. Claro que existem países que não precisam de visto e outros que não precisam do seguro, mas, saber exatamente a documentação necessário para cada lugar é fundamental.

Independentemente do lugar que você esteja planejando viajar, contratar um seguro viagem é muito importante, ainda mais para quem está indo para o exterior. Há inúmeros acontecimentos que podem estragar a sua viagem, como o extravio de bagagem ou a necessidade de um atendimento médico ou odontológico fora do país. Claro que existem muitas dicas para evitar o extravio de bagagem, mas, imprevistos acontecem, ainda mais nos aeroportos espalhados pelo mundo e pela alta rotatividade de passageiros. Por isso, estar amparado com o seguro viagem traz tranquilidade para aproveitar o roteiro sem grandes preocupações.

Agora que você entendeu a importância e por que o seguro viagem é obrigatório, vamos listar e mostrar todos os países que eles são, de fato, essenciais. Prepare-se com antecedência, veja as coberturas mínimas para cada país e só vá apenas se divertir.

Países onde o seguro viagem é obrigatório 

Atualmente, há uma lista com cerca de 30 países que exigem, obrigatoriamente, o seguro viagem.

Todos que estão no Tratado de Schengen 

Para começar, o seguro viagem é obrigatório para todos os países que estão no Tratado de Schengen. Todos os países deste Tratado estão localizados na Europa. Nessa lista há que não fazem parte da União Europeia, mas que aderiram o Tratado de Schengen e suas exigências e são eles: Islândia, Suíça, Noruega e Liechtenstein.

Um adendo à lista é o Reino Unido, que mesmo não fazendo parte do Tratado exige o seguro viagem com a mesma cobertura mínima de 30 mil euros. Já na Irlanda, o seguro também é obrigatório, mas a única diferença é que ele não precisa ter o mínimo.

Por ordem alfabética, todos os países onde o seguro viagem é obrigatório são esses:

  • Alemanha
  • Áustria
  • Bélgica
  • Dinamarca
  • Eslováquia
  • Eslovênia
  • Espanha
  • Estônia
  • Finlândia
  • França
  • Grécia
  • Hungria
  • Islândia
  • Itália
  • Liechtenstein
  • Letônia
  • Lituânia
  • Luxemburgo
  • Malta
  • Noruega
  • Países Baixos
  • Polônia
  • Portugal
  • República Tcheca
  • Suécia
  • Suíça

Faça agora a sua cotação online

 

O que é o Tratado de Schengen e como funciona o seguro viagem?

Em 1985, um Tratado foi assinado envolvendo cinco países da Europa, visando eliminar o controle nas fronteiras e facilitar o trânsito dos moradores entre as regiões. Ao mesmo tempo, criou-se a exigência para estrangeiros de um documento que dê suporte na área médica, em caso de problemas.

Tratado de Schengen determina, além da facilidade com os estrangeiros, algumas regras para o turismo no continente e que são importantes serem seguidas. Não é apenas contratar qualquer seguro viagem. Uma das exigências do Tratado, inclusive, é que a contratação seja de um seguro de, no mínimo, 30 mil euros de cobertura. Na visão desses países, é uma forma que a pessoa garante que estará amparada em caso de qualquer imprevisto.

A contratação desse produto, inclusive, é um facilitador, pois com um seguro viagem é possível circular livremente nos países que pertencem ao Tratado sem precisar apresentar o passaporte nas fronteiras. Mas, por precaução, esteja sempre com ele em mãos.

Outros países onde o seguro viagem é obrigatório 

Além dos países que fazem parte do Tratado de Schengen, outros lugares pelo mundo também exigem a contratação do seguro viagem para que turistas possam adentrar no país. Em toda a América Latina, apenas dois países exigem seguro viagem internacional: a Venezuela e Cuba. Veja abaixo as regras para cada um deles.

Cuba 

Para entrar em Cuba o valor é de 10 mil dólares obrigatoriamente. Dentre as coberturas, a única exigência que o país faça é que haja uma focada para assistência médica. De resto, Cuba não faz mais nenhuma exigência em relação ao seguro viagem e às coberturas.

Venezuela

Para entrar na Venezuela o seguro viagem é obrigatório, um pouco mais delicado e precisa da atenção do turista. O viajante deve contratar, antes de aterrissar no país, um seguro no valor mínimo de 40 mil dólares. Esse seguro precisa conter algumas coberturas específicas, como assistência médica, repatriação médica e funerária.

Austrália

A Austrália é um dos destinos mais procurados por brasileiros que querem fazer intercâmbio e, consequentemente, é um dos países onde o seguro viagem é obrigatório.

Para quem está planejando ir ao país, insira esse custo na lista, pois é essencial, seja para intercambistas ou simplesmente para turistas. Para estudantes que desejam passar um tempo fazendo intercâmbio no local, o governo australiano pede que o brasileiro faça a aquisição do Overseas Student Health Cover, que custa em média AUD$ 174,33 por um período de 4 meses, o que, convertendo, é equivalente a R$489,30.

O OSHC disponibiliza o acesso a todos os serviços públicos de hospitais e médicos da região e funciona como um dos melhores do país, pois oferece um tipo de cobertura básica para despesas com médicos, hospitais, emergência e gastos com ambulância.

Estados Unidos precisa de seguro viagem?

Não! Para viajar aos Estados Unidos não é obrigatório contratar o seguro viagem, mas é super indicado. A assistência médica do país é muito cara, a níveis surreais, e qualquer atendimento pode custar um dinheiro que você, provavelmente, não estará preparado para pagar.

O único documento obrigatório para entrar nos Estados Unidos é o visto, assim como o passaporte.

“A contratação do seguro viagem lhe dá a garantia de que, se algum imprevisto ocorrer, você seja imediatamente amparado (a) – assim como todas as pessoas que vão lhe acompanhar. O seguro cobre problemas com a sua saúde, acidentes e, em alguns casos, até mesmo o seu lar.”

O QUE ELE COBRE E QUANTO CUSTA?

Basicamente, cobre acidentes e decorrentes (morte, invalidez, injúria), custos com internação e medicamentos em caso de doençaatraso e cancelamento de voo por parte da companhia aérea (apenas por motivos de greve, problemas com equipamentos ou clima), cancelamento de voo por parte do segurado (doença ou morte de parente de primeiro grau – mãe, pai, cônjuge ou filho), atraso e perda de bagagem e vários outros possíveis problemas.

Existem variações, é claro, dependendo da região de cobertura e algumas regras. Os nomes são bem simples e claros: nacional, internacional e Europa. O valor da diária varia de acordo com o plano (nacional, internacional e Europa) e a duração.

Além disso, é possível segurar seu carro alugado, o que pode ser outra forma de evitar algum tipo de incomodação: “a maioria das locações inclui CDW e proteção contra roubo. O CDW é uma cobertura que isenta o locatário do veículo se situações de colisão ou vandalismo.”

Vai viajar?  Solicite agora mesmo a sua cotação do Seguro Viagem:

 

× Converse no Whatsapp
Verified by MonsterInsights